Leitura do texto científico: Análise Textual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leitura do texto científico: Análise Textual

Mensagem  Admin em Sex Mar 21, 2008 9:20 pm

Leitura do texto científico: Análise Textual

É o que você vai fazer assim que puser as mãos no texto. E aqui é preciso um cuidado especial. Hoje é muito comum os professores “abrirem pastas” na fotocopiadora, onde vão colocando textos que os alunos chamam de “apostilas”. Se você não quiser ser apenas um “aluno”, mas sim um “estudante”, você deve parar imediatamente de chamar os textos de “apostila”.

O que você diria se alguém sempre chamasse o artilheiro do seu time de futebol de “reserva”? Isto te incomodaria, não é? Afinal, aquele jogador é um “atacante”, e não um reserva. São nomes diferentes para tipos de jogadores diferentes. Assim também acontece com os textos. Há textos de diferentes tipos: artigos, livros, capítulos de livro, resenhas, monografias, dissertações, etc.

Se você quiser entender o que vai ler, primeiro deve conhecer bem o texto e chamá-lo pelo seu nome. É assim que a gente ganha familiaridade com alguém , não é? Pois é assim que você vai começar a se familiarizar com o seu texto. É preciso saber se ele é um artigo de uma revista, um capítulo de um livro, ou o que mais.

Mas como fazer isso, se o texto for apenas uma fotocópia na pasta do professor? Este é realmente um problema. Por isso, na medida do possível, dispense a pasta do professor e vá atrás do texto na biblioteca. Lá, com uma boa pesquisa bibliográfica você logo chega ao livro onde está o capítulo a ser lido, ou a revista onde está o artigo. Ter acesso ao livro todo é ótimo para você saber mais sobre o texto que vai ler. Quem é o autor? Leia na orelha do livro. Onde está este capítulo (no começo, no meio ou no fim do livro)? O que veio antes dele? O que vem depois. Esta é uma “leitura” de reconhecimento que você vai fazer e que vai te ajudar muito a entender melhor o que vai ler no texto.

Mas se você não puder ir à biblioteca ou não encontrar o livro e tiver que ficar com a cópia na pasta do professor? Então cobre do seu professor que ele escreva na fotocópia a referência bibliográfica completa do texto em questão. Nela você descobre se o texto é artigo ou livro, qual o nome do livro ou revista de onde ele saiu, em que ano foi publicado e quem é o autor. Com isso, seu trabalho de leitura fica muito mais fácil.

Uma vez com o texto na mão, veja qual o seu tamanho e quantos tópicos ele tem. Isso é importante para você dimensionar o tempo que vai levar lendo o texto. Não adianta começar a ler um texto de 50 páginas se você só terá dez minutos.

Agora sim você está pronto para começar sua leitura. Esta leitura deve ser feita com concentração, em lugar tranqüilo. Durante a leitura, você deve:

marcar o texto: faça anotações nas margens. Invente símbolos para marcar o que você julga ser importante, que parágrafos deverão ser relidos depois, o que você não entendeu, onde você acha que estão as idéias principais. Isso pode ser feito sublinhando linhas ou parágrafos, fazendo marcas nas margens ou anotando suas observações nos cantos do papel. Se você estiver lendo um livro da biblioteca, NUNCA faça as marcas no livro, mas sim em uma folha em branco, anotando o número da página e o parágrafo a que a nota se refere.

levantar vocabulário: anote as palavras que você não entendeu e busque seu significado no dicionário


Ao terminar esta leitura você deve buscar informações complementares sobre os fatos citados no texto, sobre as doutrinas e linhas de pensamento apresentados e mesmo sobre o próprio autor. Por fim, faça um esquema do texto. affraid
Assim, podemos esquematizar esta primeira etapa da leitura assim: A análise textual é a leitura que busca:

1 - dar uma visão de conjunto do texto

2 - nos permitir buscar esclarecimentos sobre o autor, fatos, doutrinas e autores citados no texto, bem como vocabulário

3 - fazer um esquema do texto
Question


Última edição por Admin em Sex Mar 21, 2008 9:27 pm, editado 1 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens: 25
Data de inscrição: 21/03/2008

Ver perfil do usuário http://contabeisunipinter08.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Organizando a Informação: esquema, fichamento, resumo

Mensagem  Admin em Sex Mar 21, 2008 9:21 pm

Organizando a Informação: esquema, fichamento, resumo



Esquema
Fichamento
Resumo

Por mais que nossa memória seja boa, um bom estudo deve não depender exclusivamente dela. Isso significa que uma das habilidades mais importantes para que o estudante não se sinta perdido diante do volume de informações que encontra na universidade é a sua capacidade de organizar estas informações, de modo a poder relacioná-las e recuperá-las facilmente sempre que precisar. E a idéia é que você precise disto sempre mais.

Sempre que lemos um texto, participamos de uma aula, assistimos a uma palestra ou a um filme, estamos trabalhando com informações que nos chegam. Como fazer para organizá-las de modo a não depender apoenas de nossa memória? É para isso que se desenvolveram técnicas como o esquema, o resumo e o fichário. São todos meios de organizar informações de modo a facilitar seu resgate para produzir conhecimento. Há também outras formas de fazer esta organização, mas estas são as técnicas mais comuns, com as quais você certamente lidará ao longo do seu curso desde o primeiro semestre.

Admin
Admin

Mensagens: 25
Data de inscrição: 21/03/2008

Ver perfil do usuário http://contabeisunipinter08.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Esquema

Mensagem  Admin em Sex Mar 21, 2008 9:23 pm

Organizando a Informação:
Esquema




Esquema
Fichamento
Resumo

O esquema é um registro gráfico (bastante visual) dos pontos principais de um determinado conteúdo. Não há normas para elaboração do esquema, ele deve ser um registro útil para você, por isso, é você quem deve definir a melhor maneira de fazê-lo. Um bom esquema, porém, deve:

evidenciar o esqueleto do texto (ou da aula, do filme, da palestra, etc.) em questão, apresentando rapidamente a organização lógica das idéias e a relação entre elas

ser o mais fiel possível ao texto, limitando-se a reproduzir e compreender o conteúdo esquematizado


Algumas dicas úteis para um esquema, segundo Hühne (2000) são:

após a leitura do texto, dar títulos e subtítulos às idéias identificadas no texto, anotando-os as margens

colocar estes itens no papel como uma seqüência ordenada por números (1, 1.1, 1.2, 2, etc.) para indicar suas divisões

utilizar símbolos para relacionar as idéias esquematizadas, como setas para indicar que uma idéia leva à outra, sinais de igual para indicar semelhança ou cruzes para indicar oposição, etc.

é igualmente útil utilizar chaves ({) ou círculos para agrupar idéias semelhantes



Não importa que códigos você usa no seu esquema, pois ele é de uso pessoal seu. O importante é que ele seja útil a você, ou seja, lhe permita recuperar rapidamente o argumento e as idéias de um texto com uma simples visualização.

Admin
Admin

Mensagens: 25
Data de inscrição: 21/03/2008

Ver perfil do usuário http://contabeisunipinter08.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resumo

Mensagem  Admin em Sex Mar 21, 2008 9:28 pm

Organizando a Informação:
Resumo



Esquema
Fichamento
Resumo


Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo é fundamental no percurso acadêmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idéias, conceitos e informações com as quais ele terá de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:

= Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários

= Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto

Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idéias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as idéias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível.


O resumo tem várias utilizações. Isto significa também que existem vários tipos de resumo. Você irá encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catálogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliográficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo você deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que há 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crítico (ou resenha).

Admin
Admin

Mensagens: 25
Data de inscrição: 21/03/2008

Ver perfil do usuário http://contabeisunipinter08.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum